sexta-feira, 3 de abril de 2009

Propaganda no rádio-década de 70



Essa época foi marcada pela permanecia exaustiva do Regime Militar que durou de 1964 a 1985, durante esse tempo por causa do medo da implantação do conjunto de reformas, (dentre elas a reforma agrária que traria consequências imediatas a divisão das grandes propriedades, pesadelos do latifundiários), o país foi regido por um governo (articulado pelas forças armadas), que tinham um projeto politico-ideológico definido e, para executa-lo pretendiam permanecer longamente no poder.


Durante a década de 70 o país viveu sobre uma forte e única ideologia, que pela qual defendia seus propósitos para permanência de domino no poder, marcando então essa época pela repressão militar que repudiava a ideologia paralela, influenciando na liberdade de expressão, fazendo com que comerciais e programa de rádio obtivessem restrições reverente a pensamento e liberdade expressão.


O ano de 1970 foi marcado pela grande popularidade do futebol brasileiro que se destaca na época, criando uma repercussão mundial e trazendo mais uma conquista para o país, desviado atenção do período de repressão que o Brasil vivia. T


A rádio no decorrer do anos 70, a Amplitude Modulada desenvolveu sua força popular mesmo com o processo discutível do ¨brega ¨.

A Rádio Mundial era um sucesso entre os jovens da época. com sua programação musical baseada nas canções internacionais contemporâneas.



Refrigerante Grapette na década de 70



Grapette é um refringente de sabor uva, foi criado na década de 40, por Benjamin Tyndle Fooks, em Camden, Arkansas, veio para o Brasil em 1948 através da franqueada Companhia de Indústrias Guanabara, vendia com garrafas de cintura fina com o slogan “ com ou sem sede”. Em 1961, o refrigerante já havia se tornado popular e foi vendido para o grupo Anderson Clayton & Co, que funda a GRAPETTE S/A com sede em Capuava - São Paulo. A orientação imprimida pela Anderson Clayton mediante a utilização de técnicas de vendas, equipamentos modernos, frota de veículos compatível com as áreas de distribuição e concessão de franquias, resultaram no apogeu do GRAPETTE na década de 70, ficou famoso nas rádios do Brasil com o jingle "quem bebe Grapette, repete". a GRAPETTE foi vendida para o um grupo venezuelano IMATACA, o qual era detentor da franquia Pepsi-Cola no RJ e SP. Pouco tempo depois, a IMATACA criou a SABORAMA Sabores e Concentrados Ltda passou a ser detentora da marca e formulação desse tradicional refrigerante em todo o território nacional, transferindo a propriedade da marca GRAPETTE para esta empresa, a qual em 1984 desvinculou-se do grupo venezuelano, tornando-se totalmente nacional. Em 1989, surgiram mudanças na organização da Saborama, a qual transferiu 50% da marca GRAPETTE para a Refrigerantes PAKERA Ltda, passando a ser detentora da marca e também engarrafadora do produto.

Quem bebe Grapette repete!!!

O slogan do inesquecível refrigerante que marcou época nos anos 60 e 70 ainda tá na lembrança das cabeças grisalhas ou dos mais curiosos. Seu jingle com um eficiente jogo de palavras, “quem bebe grapette repete grapette” se concentrava na simplicidade para atingir principalmente o público infanto-juvenil. E não foi diferente, o jingle se popularizou e é lembrado até hoje, mesmo com o refrigerante pouco comercializado.



O Jingle mais conhecido da Grapette


"Quem bebe Grapette
Repete Grapette Grapette é gostoso demais
Beba Grapette! Você vai adorar o seu delicioso sabor de uva! Grapette, um prazer que se renova em cada garrafa!
Quem bebe Grapette/ Repete Grapette Grapette é gostoso demais/Quem bebe Grapette Repete Grapette /Repete Grapette
Grapette é gostoso demais /Grapette é gostoso demais /Grapette é gostoso demais"



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