sexta-feira, 3 de abril de 2009


Propaganda no Rádio – década de 80

Na década de 80 o Brasil visitava o fundo do poço, (década considerada perdida) como perdida. Violência, recessão (incluindo uma moratória na administração de José Sarney) e desemprego se misturavam a um governo militar que agonizava e a esperança de uma democracia que ninguém sabia ao certo se iria vingar. Uma nova juventude surgia, já sem muita esperança mas capaz de suportar bem o arsenal de tecnologia que começava a aparecer no mundo, puxado pelos primeiros computadores de mesa. Nada disso impediu, entretanto, que a propaganda brasileira, vivessem momentos inesquecíveis.

Com a exploração comercial da faixa FM, criou-se uma nova fase no rádio brasileiro. A programação diversificou-se ainda mais, tanto no estilo de música, quanto na locução. Mais do que uma novidade tecnológica, a FM revolucionou ao conquistar o público jovem. Essa adesão trouxe consigo a publicidade. No início dos anos 80, as FMs já recebiam 80% de toda a verba publicitária destinada ao rádio. A faixa AM acabou ficando mais ligada à comunidade e prestação de serviços.

Inovações tecnológicas como as transmissões via satélite entre emissoras geradoras e suas afiliadas, e a disponibilidade da transmissão radiofônica por meio da internet contribuem para manter o interesse pelo rádio, que continua mantendo audiências diversificadas em todo o mundo até hoje.


A emissoras de rádios clandestinas existiram desde o início da radiodifusão, mas no Brasil este fenômeno ganhou fama apenas nos anos 80, quando foram localizadas só em Sorocaba mais de 40 rádios piratas.


A coca cola na década de 80



Época em que se inicia o chamado "culto ao corpo"- foram anos de mudanças e transformações na Coca-Cola Company. Em 1981, Roberto C. Goizueta, faz uma revisão da estratégia da empresa, adotando o que chama de "assumir riscos de forma inteligente". E ainda organiza as inúmeras fábricas engarrafadoras dos Estados Unidos em uma única empresa - Coca-Cola Enterprises Inc. Ele também lança a Diet Coke que, em 2 anos, torna-se a bebida de baixa caloria mais conhecida do mundo e a segunda de maior sucesso depois da Coca-Cola. Outra iniciativa dele é a mudança do sabor da Coca-Cola, em 1985, a primeira alteração na fórmula em 99 anos. Na fase de testes, as pessoas demonstram gostar muito do novo sabor. Hoje isso não acontece, pois há uma relação emocional muito forte com a fórmula original. Goizueta tem o poder de transformar "limão em limonada". A fórmula original retorna ao mercado como Coca-Cola Classic e o produto começa a aumentar a liderança em relação à concorrência, mantendo-a até hoje.




Jingles da década de 80



Jingle da Coca Cola é isso aí/ Jingle Soda Limonada Antártica/ Jingle Maionese Hellman´s.

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